O Mary Rose

 


 

http://www.ping.be/olivier_picard/history/maryrose.htm

http://www.primitivearcher.com/pages/articles/warbow.html#

Este navio ficou muito famoso entre os que prsticam o arco e flecha devido a sue conteúdo. O que restou do navio está a disposição de visitantes no museu Naval de T Portsmouth (UK).

O MAry Rose foi construido em 1509 por ordem do rei Henry VIII. Em 1536, o navio foi enlargado e transformado em uma fortaleza naval, fortemente armada. Ela afundou em 1545 nuam batalha contra a frota francesa. Em 1836 foi localizado seus escombros, em 1965 foram resgatadas as primeiras peças e em 1982 o navio inteiro foi retuirado da água numa ação até então inédita e espetacular.

 Em seu porão foram encontradas 2500 flechas de quera e vários arcos.

Até a descoberta do Mary Rose pouso dados físicos se tinha dos arcos e flechas da época medieval. Somente duas flechas, encontradas numa escavação de túmulo, fora das encontradas fora das do Mary Rose, todas as outras flechas sucumbiram com o tempo.

Muitos objetos foram encontrados em ótimo estado de conservação, entre eles, peças de artilharia, facas e  Longbows.

foram encontrados  138 Longbows e 3,500 flechas. Algumas das flechas e dos arcos foram encontradas no dec superior perto dos soldados no local de batalha, mas a maioria estava empacotada em uma área especial do navio.e

Os arcos:

 

Os ingleses tinham muito orgulho de seus arcos. E assim eles também constituíram parte do arsenal de guerra por muitos anos após a introdução da arma de fogo. Isso devido a sua capacidade de acerta e perfurar armadura a mais de 250 metros de distancia, independentemente de chuva ou sol.

Todos os arcos encontrados no Mary Rose eram feitos de teixo (conhecido na Europa como a melhor madeira para fazer arcos longos). Os arcos tinham até 2 metros de comprimento e potencias de 90 a 180 libras. Sendo que a maioria era de 150 libras.

Na época era obrigatório o treino de arco para toda a população. O rei Edward III decidiu em 1335 que cada cidadão tem por obrigação saber atirar com arco e flecha. e cada produtor de arcos e flechas tinha redução de impostos. Esta lei existe até hoje só que não é mais comprida.

Os arcos tinham pontas de chifre para proteger as pontas do arco da corda e evitar que tais se quebrem. E a maioria dos arcos tinha no seu centro uma pequena calha, a marco onde era posicionada a flecha.

A corda não sobreviveu os tempos, mas analisando a forma do arco, sua curvatura indicam que eles foram usados durante a batalha.  

Arqueiro da Mary Rose

As flechas


As flechas  foram feitas de diferentes madeiras, a maioria era de choupo, mas tamb[ém tinha flechas feitas de faia, freixo e avelã. Seu tamanho é de 28 a 30 polegadas.

Os nocks (rabeiras) eram entalhados na madeira e reforçados com marfim. As penas, infelizmente não agüentaram o tempo, mas pela marca que deixaram nas flechas, sua posição ainda é visível. Alguns poucos restos de pena indicam que elas eram feitas de ganso ou cisne. Só as pontas que não sabemos como eram porque nada sobrou, mas acredita-se que eram pontas furadeiras, isso devido aos buracos na placa de couro usado para separar as flechas uma das outras.

O diâmetro das flecha varia de 1 cm a meia polegada, as penas eram 6 polegadas longas presas com barbante nas flechas.

 

Caça versus guerra:

 

Existem dois pontos importantes a serem levados em consideração entre a flecha de caça e a de guerra. em primeiro os arcos de caça costumavam ser mais leves (menos potencia) do que os de guerra e depois as pontas de flecha de caça tinham um corte e muitas vazes um contragancho para cortar na carne e ficar presa na presa impedindo com que ela possa fugir longe. Caso naõ a matasse com o tiro diretamente a presa sangaria até morte.

Já as flechas de guerra, devido a malha de ferro e armadura dos soldados eram pontas perfuradoras, eram pontas de ferro longas e muito pontudas feitas para perfurar armadura e malha de ferro. Os arcos encontrados no Mary Rose tinham até 180 libras, o mais fraco tinha 90 libras. (O recorde mundial atual é de 192 libras puxado por Howard Hill no começo deste séc.) 

 

Os acessórios:

Entre outros objetos também foram encontrado protetores de braço e aljavas.

As aljavas eram tubos de couro com uma placa de couro com 24 buracos para colocar 24 flechas. Os buracos mantinham as flechas distantes assim impedindo que as penas se machucassem.

A aljava era revestida de linho em forma de saco para proteger as flechas durante o transporte.  

Mais ...
Se você estiver interessado em adquirir mais informações sobre o Mary Rose clique no link a seguir  Mary Rose. Aqui você também achará o horário em que o museu está aberto ao público. 

Make your own free website on Tripod.com