Flechas

 

No mercado existem vários tipos de flechas, e flechas feitas dos mais diversos materiais.

Flechas feitas de:

1. madeira

2. Fibra de vidro

3. Alumínio

4. Carbono

5. Alumínio revestido de carbono
 

Quando você compra uma flecha numa loja, ela já vem com todas as especificações que nem peso (grains) e dureza (spine).

As flechas fabricadas sinteticamente que nem as de carbono e alumínio tem em sua superfície a especificação impressa.

Nas flechas de carbono quanto maior o numero mais mole é a flecha. O número (por exemplo ACE 720, ACC 500) significa o quanto a flecha se dobra sob uma certa pressão. Quanto maior o numero mais  mole a flecha é.

No caso das flechas ACC tem dois números: o primeiro 3-04, ou 3L-18, ou 3-28: este número significa a espessura da flecha. Depois desse numero tem um segundo que é o spine 620, 540, 500, etc.

Nas flechas de alumínio temos números que nem 1914,2112,2412, etc. Estes números representam a espessura da flecha que por sua vez é idêntico á dureza, quanto mais espesso mais duro.

 

1. Flechas de madeira:

 

Esta flechas são usadas em escolinhas para iniciantes, em arcos tradicionais que nem os Long Bows, e em arcos nativos como os feitos pelos índios na Amazônia.

 

As flechas de madeira são, em comparação com os outros materiais, mais pesadas e portanto não indicadas para tiros de alta precisão. Esta flechas são ideais para arcos tradicionais, uma vez por serem de madeira, e depois, por seu vôo ser mais lento e devido ao peso o vôo tem uma parábola maior, se tem que mirar mais alto para alcançara um alvo mais distante, isso possibilita observar o trajetória da flecha.

 

As distancias oficias em campeonatos de Long Bow são de 50, 75 e 100 metros. E em tais campeonatos é obrigatório o uso de flechas de madeira.

 

As flechas de madeira são em regra feitas de cedro e feias do tronco da arvore.

Dependendo do arco e do seu valor histórico, também se pode usar flechas de bambo ou daquela erva que cresce a beira de rios. Na África tanto o arco como a flecha são feitas de galhos ou troncos de árvores. Lá se pega um tronco de uma arvore ainda pequena ou um galho mais grosso para fazer o arco que é enterrado por uma ano e depois devidamente seco e só depois ajeitado na sua forma final. As flechas são feitas de galhos finos.

Mas tanto antigamente (idade média) como hoje, na Europa as flechas foram e são feitas do tronco da árvore, pode ser cedro, castanheiro, aveleira ou outras espécies, o importante que a madeira seja flexível, e tenha fibras longas que percorrem toda a extensão da madeira (flecha).

 

 

 

2. Flechas de fibra de vidro:

 

São as flechas mais baratas , são relativamente pesadas, mas devido ao baixo preço e sua mais alta resistência á umidade e menor peso do que as flechas de madeira elas são mais viáveis como flechas para arcos de criança que estão atirando pela primeira vez.

Não se pode esperar alta qualidade deste tipo de flechas, seu objetivo é o baixo custa e não a qualidade.

 

3. flechas de alumínio:

 

Alumínio é um excelente material, muito durável e muito maleável. existem flechas de alumínio de altíssimo padrão no mercado. Estas flechas são muito usadas para caça, e para campeonatos indoor (em área fechada).

No indoor elas são usada por serem mais grossas e assim proporcionando uma pontuação maior. Já no caso de caça elas são apreciadas por não quebrarem e deixarem pedaços de carbono na carne da caça inviabilizando assim o consumo da mesma. Fora disso por serem mais grossas elas aceitam um insert de rosca que permite adaptar as pontas de caça usadas para caça.

As melhores flechas de alumínio são de altíssima qualidade e precisão, o único problema, por serem mais grossas do que as flechas de carbono, são pouco usadas em campeonatos outdoor onde a precisão é o essencial, isso devido ao fato, por serem mais grossas, serem mais afetadas por vento, chuva, etc.

Este tipo de flechas é também muito usado por arqueiros infantil e cadetes, que atiram no máximo 70 metros, até esta distancia elas são bem precisas, e usadas por crianças em fase de crescimento por serem bem mais acessíveis á flechas de carbono de igual qualidade.

Sua grande fraqueza é o próprio material, se não tomar cuidado elas podem amassar ou dobrar deixando-as inúteis.

existem grande diferença de qualidade de flecha para flecha. Atualmente as que eu mais recomendo são as da Easton, a cobalt ou X7.

 

4. flechas de carbono:

 

Existem várias qualidades de flechas, de médio preço, ideal para iniciantes, que nem a carbon flash da beman, até feitas para caça de alta qualidade, resistência e durabilidade.

Como podemos notar, em competições ao alvo outdoor as flechas mais simples são usadas por arqueiros intermediários como uma solução mais econômica do que as flechas de ponta (feitas e carbono com alumínio).

As flechas de carbono de alta qualidade são muito usadas em caça, atualmente o material se evoluiu a tal ponto que elas não mais quebram assim tão fácil inviabilizando a carne da caça. Atualmente são muito comuns pois elas não se dobram e nem se amassam que nem as flechas de alumínio.

 

5. flechas de carbono com alumínio:

 

Estas são as mais precisas e variam de 100 US$ até quase 400 US$.

Estas flechas são feitas de um tubo de alumínio  revestido por uma camada de carbono. elas integram as duas características positivas de cada material eliminando os seus pontos fracos. O alumino dá uma grande precisão ás flechas, o carbono resistência evitando que ela amasse assim tão fácil. Juntando ambos componentes se pode criar flechas muito finas (assim pouco afetadas pelo vento e rápidas), e leves e precisas. Estas flechas são mais resistentes que as de alumínio ou carbono só, mais finas que os outros tipos de flechas, mais leves do que flechas de carbono e assim mais rápidas e mais precisas.

As melhores deste tipo são de forma parabolica. eu praticamente recomendo somente es da Easton.

Para Composto intermediário as ACC ou AC-Navigators, Para recurvo intermediário ACC se quiser economizar dinehiro, senão AC-navigator ou ACE, para proficionais a X10. Recurvo também pode atirar bem com a ACC, mas ela é um pouco mais espessa e mais pesada do que a ACE (por exemplo) e assim mais lenta no ar e mais afetada pelo vento, chuva etc. A grande vantagem da ACC é que ela é um flecha que perdoa erros e muito flexível.