Apresentações

 

Apresentações em congressos, escolas, feiras, grupos, é uma excelente forma de divulgar o esporte. Não é uma forma de achar talentos nem de conseguir novos alunos. Mas é uma excelente forma de desmistificar o esporte, fazendo ele mais acessível e corriquenho na sociedade.

 

Como é que u monto uma apresentação?

Por exemplo: sou convidado por um Shopping para fazer uma demonstração de arco e flecha. Ou por uma empresa, ou órgão público, ou escola. Tanto faz, quem me convida, o cenário é sempre o mesmo.

São várias medidas que tem que ser tomadas:

 

1.lugar 2.segurança 3.horário 4.apóio 5.divulgação
6.quantidade de pessoas previsto 7.duração 8.publicidade 9.material 10acesso
11.procedimento        

 

1. Lugar:

Eu tenho que determinar onde vai ser. de preferência eu vou uns dias antes para o local e ver o local e escolher a área mais conveniente. Para minha apresentação preciso de uns 7 a 10 metros de espaço para o tiro (da linha de tiro para o alvo), na linha de tiro preciso de um a um e meio metro. depois preciso ainda de mais espaço para as pessoas ficarem em esperando até chegar sua vez.

2. Segurança:

É muito importante a segurança. Por isso eu vou alguns dias antes ver o local. De preferência ter uma parede nos fundos, caso isso não for possível providenciar um tapume de no mínimo de 3 metros de altura e de três vezes a largura do alvo (se o alvo for de 1 metro de largura o tapume tem que ter 3 metros de largura).

A lateral tem que estar bem segura evitando acesso lateral para impedir que alguém corra na linha do tiro. Isso acontece mais do que e pensa. As pessoas acham que podem encurtar caminho cruzando a área entre arqueiro e alvo, se acham muito espertas pensando que acharam um jeitinho, um atalho. Por isso, impeça acesso lateral - não adianta botar uma pessoa do lado, tal pessoa não vai ficar o tempo todo ligado. Bote faixas ou tapume, ou mesas, ou qualquer coisa que impeça alguém querer atravessar a área de tiro.

Acesso ao local só pela área da linha de tiro, isso evita alguém de repente se ver como alvo móvel.

Segurança é muito importante. Sempre trabalhe no mínimo de dois, nunca só. Sempre leve um assistente.

3. Horário:

em área pública é importante saber quando vai fazer a apresentação. Em regra nos sábados ao meio dia é inútil, pois todo mundo está almoçando. De noite, nos fim de semana depois das 22:00 é perigoso porque muitos começam a ficar embriagados.

Ideal é 16:00 para crianças e 19:00 para adultos.

Evidentemente se a apresentação for feita numa empresa, aí ela é feita de acordo com o desejo da empresa.

4. Apoio:

O apoio é muito importante. Nunca vai só. Se for possível leve pelo menos uma ajuda.

Em nenhum local onde fiz apresentação tive apoio local. Todos prometem me botar uma pessoa de apoio, mas isso nunca aconteceu. Portanto, mesmo se receber a promessa que vai ter gente o apoiando, não confie. Vaia com a sua própria equipe.

5. Divulgação:

É um tema polemico. Não confie no que for falado. Quando ela é feita, vem cheia de erros. tente falar diretamente com o responsável, insista bem antes do evento. É mais fácil você cuidar da divulgação do que eles. Mas se eles forem cuidar dela, confere, controle, esteja presente.

6.Quantidade de pessoas previsto:

Isso é muito importante, porque vai determinar quantos arcos vai levar e quantas pessoas vai precisar de apoio. Em regra, até 100 pessoas durante o evento, basta dois monitores cuidando do arco (você mais um ajudante). Acima de 100 pessoas é bom ter três pessoas, para que uma possa ir ao banheiro e sempre estar na linha de tiro dois monitores presente. Isso também possibilita você poder conversar com quem estiver interessado em ter aulas de arco.

7. Duração do evento:

Em regra não faço apresentações mais do que 3 horas seguido. Tem vez (que nem no jamboree nacional) fiz durante o dia todo, das 9:00 ás 12:00 e depois das 13:00 ás 16:00. Mas em regra só faço um turno, ou só de tarde ou só de manhã. Um evento destes é muito cansativo e exige constante atenção, cansa a mente.

8. Publicidade:

É importante você lavar material de divulgação. eu notei que não adianta dar para todo mundo. eu me restrinjo a dar o material para quem pede por ele, que chega a ser 30% das pessoas que atiraram. então com uma previsão de 120 pessoas você pode contar em levar no mínimo 50 panfletos (é sempre bom ter alguns de reserva).

Se você poder botar um cartaz é excelente e muito melhor do que distribuir panfletos.

9. Material:

Para quem for lá o material é o mais importante. Par quem está fazendo a apresentação o mais importante é a segurança.

em regra eu sempre lego 2 arcos destros e um arco canhoto. 5 flechas para cada arco, 6 protetores de braço. dois tripés para apoiar o arco e as flechas. os apoios eu mesmo fiz.

O alvo também carrego comigo. Que é um tripé de um metro e meio de altura por um metro de largura. o tripé é desmontável. Na frente eu coloco duas placas de EVA de um metro e vinte por um metro e vinte e nela o alvo que faço de pano (pintado) - dura mais do que de papel. As placas de EVA prendo com arame na parte superior do tripé.

O alvo montado abaixo da linha de peito do arqueiro, assim o pessoal vai atirar mirando para baixo. Isso evita que as flechas voem por cima do tapume de proteção.

10.Acesso:

É importante saber como chegar lá e se tem área de descarga, se você vai ter que carregar o material longas distancias.

11. Procedimento:

E por fim o mais importante, como faço isso.

Eu boto o alvo na frente do murro.

Á uma distancia de aproximadamente uns 7 metros (sete paços), traço uma linha (se for possível) ou uso uma linha já existente (caso de chão de cerâmica, ou placas de concreto). esta distancia é muito segura, Até crianças com uma puxada bem curta vão conseguir acertar o alvo com a flecha, é segura, quase todo mundo vai acertar o alvo, e as pessoas vão pensar que é muito mais longe (em regra vão pensar que é 12 a 15 metros - são poucas as pessoas que tem noção de distancia).

 

Na linha de tiro, se não tiver linha que nem no caso de uma sala com carpete eu coloco a altura da linha uma cadeira ou mesa ou vaso, só para me marcar a linha. Nesta linha eu coloco os apoio de arco com as flechas, um arco destro virado para um arco canhoto. Os dois vão atirar um de frente para o outro. Desta forma uma pessoa pode supervisionar ambos os arqueiros bem.

 

Os interessados vem vindo e vão formando uma fila. com os primeiros eu faço o teste do olho. é interessante porque chama a atenção das pessoas, em especial se for destro de mão mas descobrir que é destro de tiro. Todo mundo que não conhece o teste se surpreende e fica ainda mais animado para atirar, e confia mais em você porque você amostrou algo que não sabiam.

 

Cada pessoa atira 5 flechas, depois a gente as busca e vem o próximo, e assim em rodízio, quem atirou pode ir de novo para o fim da fila e esperar sua vez. É rápido, a rotatividade é grande e muitos voltam para o fim da fila. Quando o grupo presente for grande eu boto os dois arcos destros e o canhoto na linha de tiro, mas nunca ,mais do que três arcos de uma vez num alvo. Três pessoas dá para controlar, mais não.

 

Eu boto o protetor de braço na pessoa, o que sobrar guardo caso alguém leve um protetor por engano. Terminou de atirar tira o protetor e passa para o próximo. E amostro o primeiro como atirar, é interessante uma vez os primeiros atirarem, os outros que vem precisam só de orientação verbal para atirarem. eu deixo eles (elas) atirarem com a flecha a altura do olho. A sete metros não tem como errar o alvo. Eu deixo as pessoas já puxarem a corda do jeito certo, um dedo em cima da nock d flecha e os outros dois abaixo. Funciona muito bem. O que se tem que observar é que fiquem de lado para o alvo e levantem o cotovelo do braço que puxa a corda, e de vez em quando, a altura onde estão mirando, para tal eu simplesmente ajudo abaixando a mão que segura o arco.