Make your own free website on Tripod.com

Nock (Rabeira)

 

 

O que vale para as penas e pontas também vale para o nock.

 

Existem praticamente 4 tipos de nocks;

 

Pin Nock

Nock com insert

Over Nock

 

 

O ideal é a flecha ser praticamente uma unidade de ponta até o nock e possuir a menor quantidade de protuberâncias que possam influenciar em seu vôo. As pontas deveriam terminar de forma mais perfeita com o tubo da flecha, e assim o nock deveria ser de forma mais perfeita a continuação do tubo.

Portanto, quanto melhor for a flecha melhor o nock.

O nock nunca deveria ser colado no tubo da flecha. isso vai causar uma grande variação no tiro.

 

1. Over Nock:

O nock mais simples é o over nock. este tipo de nock se cola em cima d flecha, ele é usado em flechas de alumínio simples e de madeira.  A madeira se afia e depois se adapta o nock por cima da ponta da madeira. As flechas de alumínio são afuniladas na parte dianteira para aceitar o nock. São muito irregulares já que nunca se consegue acertar igulamente o nock em todas as flechas. Para um tiro cer perfeito, fora do arqueiro ter que saber atirar, o equipamento tem que ser bom e o alinhamento do nock com a flecha é crucial.

com este tipo de nock o alinhamento nunca será 100%.

 

2. Nock com insert:

è o mais comum, que nem os da beiter, ou o g-nock da easton ou o super nock.

este tipo de nock se encaixa dentro do tubo da flecha que nem a ponta. em vários modelos de flecha existe um adaptador de alumínio denominado de UNI Bushing. Este adaptador é muito importante porque aumenta a resistência da flecha caso uma outra flecha acertar em cheio no nock desta. Se uma segunda flecha acerta em cheio o nock da primeira, sem o adaptador a probabilidade da primeira flecha ser detonada é muito grande. O adaptador aumenta a resistência e protege a flecha. É evidente que tal adaptador tem um peso que tem que ser calculado na hora de determinar o spine da flecha. m

O problema destes nocks é quando a parte que encaixa dentro do tubo, com o tempo ficar cansado, o nock começa a desalinhar da flecha.

para rerter iss um pouco a Beiter desenvolveu um nock que é tanto insert nock como over nock. O Nock tem uma parte que vai dentro do tubo e ao mesmo tempo um manto que cobre o tubo por fora.

 

3. Pin Nock:

Este é a melhor opção. Infelizmente a easton não tem o pin nock par as flechas ACC e só para AC, ACE e X 10. O pin Nock é a combinação de um pin de alumínio que é encaixado no tubo da flecha. é tipo um prego com duas pontas. Uma ponta entra no tubo e na outro se encaixa o nock específico para tal pin. é ideal, protege absolutamente a felcha, e é a melhor forma de alinhar o nock com a flecha. O insert de alumínio dificilmente cansa.

 

4. Flechas de madeira artesanal ou tradicional:

Neste caso não se usa nocks comprados. O nock é adaptado na flecha cortando-se um encaixe em forma de V onde se adapta um nock feito de marfim ou de madeira dura. O nock é colado e reforçado na lateral para ficar mais firme na flecha.

em caso de se atirar com arcos leves se pode fazer o nock diretamente na flecha de madeira e reforçar lateralmente com sisal fazendo uma bola logo abaixo do nock. Tal bola pode ser usada para, com dedão e dedo indicador, puxar a corda e a flecha. Agora, no caso de arcos mais pesados, se tem que puxar a corda com os dedos da mão como já aprendemos anteriormente.

O peso do nock vai mudar o spine da flecha, quanto mais pesado o nock mais duro fica a flecha.

 

 

Qual marca de Nock?

 

Isso vai variar muito. Para targuet e felchas ACC eu gosto do G-nock da easton, por ser barato e bom. O melhor no mercado é o da Beiter, mas ele é bem mais caro e dura menos tempo do que o g-nock.

Já para as flechas AC, ACE, e X10 recomendo só o pin nock, e ele só existe da Easton, o g-nock com pin.

Agora esxistem vários produtores de flechas simples que nem a Black sheep, que tem nocks razoáveis, com diâmetros de 5 e 5,5 que servem em várias flechas que nem as da Doo Sung. São nocks bem simples e baratos.

 

As flechas de caça de boa qualidade tem todas  insert nock (não existe pin nock para tais). eu recomendo o adaptador com g nock em vez do super nock, por dar mais resistencia e estabilidade á flecha e por ser mais leve. O super nock tem 13 grains, já o g-nock só 7.

existem vários modelos de flecha que não possuiem um adaptador. é o caso da X7 eclips da easton que requer um super nock, mas seu irmão mais novo a X7 cobalt já vem com a parte final da flecha estreitado para receber um g-nock (é pouco mais cara mas vale a pena).

 

Os nocks da beiter tem como tendencia aumentar um pouco o tamanho da flecha em relação ao g-nock isso fazendo com que a flecha fique mais mole.

Os nock da beiter são excelentes, os melhores no mercado para ACC, mas infelizmente de vida bem mais curta do que os g-nock. e fora disso, caso uma flecha acerte a outra em cheio, os nock da beiter não protegem a flecha acertada (caso contrário com os g-nocks, que oferecem uma boa proteção impedindo que a flecha que foi acertada não detone -  a flecha que acertou não penetre através do nock na outra flecha - isso se chama de robin). é muito bonito possuir um robin, eu tenho uns 4, mas depois do segundo não tem mais graça (custa caro)