Atleta nato

 

 

Existe o atleta nato, contradizendo o desejo de muitos. Nem todos nascem igual. e para tal existe uma série de testes.

O que, provavelmente falha na descoberta de um atleta nato, é a interpretação dos resultados dos testes.

 

Um atleta tem que trabalhar:

1. Autoconfiança

2. Coragem, superar o medo de perder, medo de vencer, e o medo de não conseguir manter seu padrão

3. Garra

 

Garra:

é nato, está no DNA ou é educado? A maioria diz que faz parte do DNA. Muitos dizem que em vários casos tem que ser acordado no atleta. eu digo que Garra é um estado mental. Se você for capaz de fazer o atleta sentir garra ele terá garra.

 

Em guerras podemos ver isso. Muitas vezes aquele fracote, sob condições totalmente avessas, em vez de se encolher como era seu costume, de repente amostra uma força de vontade e uma garra e uma raiva surpreendente. depois do acontecimento volta ao normal e ninguém mais acredita que tal pessoa foi capaz de tal façanha.

Carlos Castanheda tem uma explicação para isso: é o nosso ponto de montagem, é aquilo que determina como vemos e interpretamos o mundo.

 

É evidente que alguns tem uma pré disposição maior de mudar ou já estão em sintonia com tal forma de pensamento, outros estão mais longes de tal, mas todos nós temos. A arte é buscar em seus recursos internos, trazer á tona.

 

Uma vez detectado o elemento GARRA no atleta, podemos dizer que tal é um dos fatores psicológicos de maior relevância para determinar o atleta nato. O que se tem de fazer é ensinar o atleta a manter tal estado o maior tempo possível durante a competição ( e tal desempenho se pode observar quando o atleta passa por momentos difíceis dentro e fora das competições).

 

O pior inimigo de um atleta é a sua incapacidade de controlar a ansiedade e a preocupação: o tal "...e se..."

E para tal o atleta tem que ter:

- Um bom fundamento físico, mental e técnico.

- Ele tem que saber controlar a sua raiva e frustração (o clássico chutar coisas por perto). Chutar coisa e reclamar do tiro não é nada mais do que uma viagem do nosso ego. O ego faz aquilo para amostrar a todos que na realidade somos muito melhor do que aquele tiro, faz isso para provar a quem está nos vendo que na realidade nós não somos assim tão ruins. O próximo passo seria dar culpa ao material, ao juiz, ao vizinho, etc.

- Criar rotinas entre os tiros, entre as sérias.

- Usar técnicas de imaginação: primeiro imaginar o tiro perfeito e depois executá-lo

- Usar técnicas de relaxamento e respiração (aumentar com treino seu fôlego e capacidade pulmonar - falta de ar causa stress e nervosismo ao nosso sistema vegetativo - e conseqüentemente vaio atrapalhar a nossa concentração e o nosso tiro)

- Excesso de ansiedade aumenta o batimento cardíaco que por sua vês aumenta a ciclo de respiração, fazendo com que respiramos mais apressadamente para suprir o fluxo de sangue com oxigênio. Um respiração lenta e profunda acalma o coração e assim os ânimos.

 

POMAS

Perfil dos estados de HUMO

É um teste para determinar se o atleta está em over-treining ou não.

É o assim chamado teste de campeões.

Neste teste são testados e representados numa tabela:

 

tensão depressão raiva vigor fadiga confusão

 

Na tabela temos uma linha média que varia de atleta para atleta. O único elemento que deveria estar acima dessa linha é o vigor. Os elementos em menor quantidade deveriam se a fadiga e a confusão. Os outros elementos estão mais ou menos representados mas abaixo da linha média. Num caso ideal temos o chamado perfil "Iceberg", onde a ponta do iceberg é representada pelo vigor.

Em casos de desordem emocional temo o vigor lá em baixo causando assim um iceberg invertido