Motivação

 

Existem dois tipos de motivação:

1. Motivação por sucesso

2. Motivação por fracasso

 

A motivação por sucesso é uma fixa que se move entre excesso de ansiedade e excesso de apatia.

 

2. Motivação por fracasso: é aquela motivação que faz o atleta a não querer perder. Como já falamos antes, é uma negação que não é processada pelo subconsciente assim sendo armazenada como querer perder (já que o não não é armazenado).

é muito difícil superar isso, especialmente se o adversário for melhor. Muitas vezes o atleta se conforma com um segundo ou terceiro lugar e aí se concentra em não perder este lugar, ou ainda pior, ele se concentra em não ser lanterninha. De tanto se concentrar em não ser lanterninha, o subconsciente não, não processando a negação, vai realizar o que resta da negação 'não querer ser lanterninha", e a realiza '---ser lanterninha'.

O mesmo vale para: eu não vou errar, eu não vou fazer feio, eu não vou ______ . O certo é dizer: eu vou acertar, eu vou fazer bonito, etc _____.

No treino a motivação é acentuada em se lembrar dos momentos bons de tiro.

 

O que quer dizer se lembrar dos momentos bons de tiro?

Quando você está treinando, algumas vezes você vai notar que fez tudo certo: postura, puxada. ancoragem, mira e largada. Tudo esta 100%, você sentiu-se muito bem. é exatamente este feeling, esta sensação que você deve memorizar. Você deve evitar se concentrar nos momentos em que atirou ruim. Evite dizer para si mesmo: este tiro foi ruim, assim eu não devo fazer. Pois, se fizer isto o subconsciente irá armazenar: este tiro foi ruim, assim e --- devo fazer. em vez disso, se concentre nos bons tiros e fale: este tiro foi ótimo, assim devo fazer. Depois do tiro esqueça-o e se concentre no próximo tiro. e cada vez que fizer um tiro bom sinta sua sensação, memorize-a. Depois esqueça o tiro e continue treinando. desta forma você vai criando uma memória positiva do tiro. E esta memória positiva irá ficar cada vez mais forte com cada tiro certo que for feito, de tal forma que somente existirá ela. e como nós somos e agimos como pensamos, tal memória irá influenciar nos próximos tiros.

 

1. Motivação por sucesso:

A motivação por sucesso é praticamente a conseqüência do treinamento acima descrito.

Uma vez criada uma memória positiva, uma vez melhorado a técnica, o atleta adquire confiança em seu tiro. Tal confiança lhe trás a possibilidade de se realmente concentrar na vitória, pois estará confiante que a adquirirá.

A motivação positiva tem que ir de acordo com metas realizáveis. Não adianta querer algo que não é capaz, pois isso só criaria uma barreira no subconsciente, que irá perturbar a performance. Se ser primeiro vai ser quase impossível, então se concentre na próxima meta, vamos dizer estar entre os 10 primeiros. Tal meta poderá trazer o primeiro lugar sem criar uma motivação negativa.