Make your own free website on Tripod.com

Quadro clínico

 

 

Na psicologia esportiva se trata do atleta até um certo grau.

Portanto, uma reação emocional depressiva devido a pressão é tratada neste quadro, não é considerado clínico, e para tal existem uma série de testes que determinam o seu grau. como este problemas vários outros são tratados:

 

- Medo

- Indecisão

- Má fé

- Conduta anti social

- Falta de Humildade

- Falta de diplomacia

- Inconsistência de atitudes - altos e baixos

- Não cumprimento das tarefas básicas (alimentação, treinamento) - descobrir a razão por não querer cumprir

- Evair-se da responsabilidade- Reações desmesuradas

- Mudança de hábitos alimentares, sono, descanso, etc

- Reações desmesuradas

- Lesões traumáticas freqüentes

- Queixa de dores sem motivo (problema psicológico - será que quer fugir do treino?)

- Alteração de humor

 

Sofrimento competitivo é o inverso da êxtase de vitória;

 

O sofrimento competitivos apresenta os mesmos sintomas de doentes terminais:

- percepção de ameaça á integridade pessoal: Em especial com atletas profissionais. Quando a performance cai devido a diversas razões, vem o medo pelo emprego, pela possibilidade de se manter no esporte. Por isso nos USA se exige que a maioria dos atletas passem pelas universidades, porque aí, se tiverem que parar têm pelo menos uma profissão. este medo também vai junto com ferimentos esportivos que podem invalidar o atleta assim derrubando o seu preço (valor) de mercado.

- impotência frente a ameaça: é o sentimento de estar entregue ao destino sem poder fazer nada. Resulta em profunda de depressão podendo levar ao consume de drogas e alcoolismo na tentativa de fugir dos problemas (afogar a angústia).

Muitas vezes basta meramente a ameaça de poder acontecer um dos dois mencionados acima para a pessoa procurar um ventile de escape, uma fuga. É o medo de se confrontar com tais problemas e superá-los.

- esgotamento dos recursos pessoais: no mundo financeiro encontramos isto nos casos de suicídio devido a excesso de dívidas - medo de perder seu status social, regalias que tinha, sua imagem perante a sociedade, uma fuga do desastre.

 

Se os problemas acima não são devidamente tratados levam aos Transtornos Clínicos - que tem que ser tratados por um psicólogo clínico.

Os transtornos clínicos se amostram da seguinte forma: