Spine, a dureza da flecha

 

 

Spine significa dureza da flecha. O que é que é dureza da flecha.

Dureza da flecha é o quanto ela entorta perante uma determinada força, potencia.

(No fim da página dicas para construção de flechas de madeira)

 

http://pages.cthome.net/dkelms/spine.htm

http://www.geocities.com/archeryrob/index.htm

To Doug Besherse's Home Page

To bowhunting.net's Traditinal Archery forum
Bowhunting.Net

 

O que determina o valor da dureza da flecha Spine, é o quanto uma flecha dobra quando se bota um peso de 2 libras americanas no centro da flecha e se apóia a flecha a uma distancia de 26 polegadas. Tal medida é normalmente feita por um instrumento denominado de Medidor do Spine. (Na pagina sobre medidas descrevo esse medidor).

No caso de flechas de madeira é muito importante olhar a direção da fibra da madeira.

O Spine de uma flecha é importante devido ao que nos chamamos de o paradoxo do arco. Quando uma flecha e atirada por um arco recurvo, a flecha para poder voar tem que circundar o punho do arco, ela prticamente contorna o punho do arco, depois dá uma volta ao contrário e voa em direção ao alvo.

Se a flecha for dura demais, em relação á potencia do arco, ela não irá se dobrar o suficiente para contornar o arco apropriadamente e irá errar o alvo acertando mais á direita (par arqueiros destros).

Já se a flecha for mole demais em relação á potencia do arco, ela irá se dobrar demais e irá acertar o alvo á esquerda para arqueiros destros (em caso de arqueiros canhotos isso é o contrário).

Por isso uma flecha tem que ter a dureza certa para apetência do arco.

 

Agora a dureza de uma flecha vai varia conforme vários fatores:

 

1. Pontas:

Quanto mais pesadas elas forem , mais mole fica a flecha. Por que?

É bem simples, a ponta é em geral mais pesado do que a flecha e quando a flecha é atirada, a potencia e impulso da corda pressiona a flecha contra a ponta da mesma, por ser mais pesada ela é mais devagar (inércia) e assim a flecha é inicialmente comprimida entre corda e ponta, aumentando o peso da ponta isso vai fazer com que a flecha se comprime mais, isso fazendo com que e se dobre mais no começo de sua trajetória, que é o mesmo como se ela fosse mais mole.

Isso quer dizer, se temos duas flechas idênticas, mas uma com uma ponta de 30 Grains, e a outra com uma ponta de 125 Grains, a flecha com a ponta mais pesada fica mais mole se disparadas pelo mesmo arco com a mesma potencia.

 

2. Tamanho:

Quanto mais longa a flecha for, mais mole. Isso é bem óbvio. é muito mais fácil entortar um pedaço de madeira longo que um da mesma espessura curto.

O que temos que prestar tenção é que quanto mais longo for a flecha também mais pesado ela fica, e isso irá afetar a velocidade da flecha.

O mesmo vale para a potencia do arco, quanto maior for a potencia evidentemente se tem que ter uma flecha mais dura.

 

3. Penas e nock:

O tamanho da pena e o modelo do nock podem afetar no Spine da flecha. Se o nock aumentar o tamanho da flecha a flecha fica mais mole.

No caso das penas, penas maiores e mais pesadas aumentam a resistência da flecha ao ar, fazendo elas mais lentas, e isso deixa as flechas um pouco mais duras.

 

4. O Arco:

A eficiência do arco, ou melhor dito, a eficiência das laminas do arco. Se tivermos um long bow feito de uma só peca de madeira, um arco recurvo de lamina de madeira com fibra de vidro, um recurvo olímpico com laminas de ultima geração e um composto de alta velocidade, todos com a mesma potencia, não poderemos usar a mesma flecha para todos. isso é devido a eficiência do material do arco. Mesmo tendo a mesma potencia, um long bow feito de um pedaço de madeira irá jogar uma flecha muito mais fraco do que um arco recurvo e este muito mais lento do que um arco composto.

Isso é devido ao fato que quanto mais tecnológico forem as laminas, mais energia elas conseguem acumular durante a puxada e assim transmitirem mais energia para flecha. Mais energia aculmulada faz com que a flecha se dobre mais, fazendo-a mais mole.

Um arco tipo long bow com 60 libras de potência tem a energia equivalente a um arco recurvo olímpico de 35 a 45 libras e um arco composto de 25 a 30 libras. Portanto o spine para o arco long bow teria que ser superior (mais mole) do que o spine da flecha para um arco recurvo. As flechas que eu tenho para o meu longbow de 60 librs são as mesmas que eu uso no composto de 45 libras.

 

5. A corda:

O tipo de corda afeta muito.

Uma corda Fast flight é 5 a 6 pés por segundo mais rápida do que a dracon. Fora disso a dracon ela é mais elástica, e isso age como um tipo de amortecedor para flecha. Isso faz ao mesmo tempo com que a corda de movimente mais devagar e passe menos da potencia das laminas para a flecha fazendo com que a flecha voe mais devagar e assim exigindo uma flecha mais mole (um spine mais alto).

A corda fast flight ela particamente não se estica e ao atirar ela é que nem um martelo em cima da flecha, exigindo uma flecha mais rígida do que no caso de ser usado uma corda feita do material dracon.

Para arcos de competições, composto, e olímpicos, ou para arcos de grande potencia long bows onde se quer usar flechas de alumínio se usa fst flight. A vantagem da fast flight é que ela não estica e é constante durante todo o tempo do campeonato. O problema é que ela exige laminas de qualidade.

A dracon é usada em arcos escola, laminas mais leves, arcos velhos, e em arcos de caça.

No caso de um long bow, se usar uma corda fast flight para determinar o spine da flecha você tem que acrescentar 15 libras de potencia em relação ao uso de uma corda dracon no caso de flechas de madeira, e no caso de flechas de aluminio, você acrescenta duas medidas da tabela.

Isso quer dizer: um longbow com flecha fast flight e 40 libras tem a mesma flecha de madeira que um longbow com corda dracon e 60 libras.

 

6. Outra variável é o estilo de tiro:

Como você segura o arco, isso pode aumentar a puxada ou diminuir, que evidentemente irá afetar o spine. uma puxada maior, aumenta a potencia que por si requer uma flecha mais dura ou mais longa, ou uma ponta mais pesada. dependendo como você segura o arco você pode aumentar a sua puxada em uma polegada. Uma polegada equivale a 2 libra de potencia num arco recurvo olímpico ou composto.

 

7. Outro fator é o formato do arco:

Um arco long bow que não tem janela, o centro do arco fica mais para fora assim obrigando a flecha a circundar mais o arco, isso requer uma flecha mais mole, e portanto um long bow sem janelarequer em regra uma medida superior de spine (flecha mais mole) do que um mesmo arco com janela onde o centro fica 1/2 do diâmetro da flecha além do centro real do arco.

 

7. Temperatura:

O clima afeta o tiro. Chuva na flecha faz com que ela fica mais pesada, assim fazendo ela mais mole. Num arco recurvo olímpico se tem o button que possibilita ajustar a pressão e a dureza da flecha, já num arco tradicional se tem ajustar a diferença com a mira (instintivamente). O mesmo acontece com umidade, em especial no caso de flechas de madeira. dia seco e ensolarado é ideal par o tiro, agora se o arco ficar demais no sol, o material fica mais mole, a corda se estica mais, e a potencia do arco diminui mudando assim o spine (a flecha fica mais dura).

 

8. Acessórios:

Tudo que adicionado ao arco, as laminas, á corda afeta a velocidade do mesmo e isso faz com que o arco tem menos momento, menos potencia.

Os limb savers (amortecedores nas laminas) afetam o desempenho das laminas, são um peso que tem que ser carregado e isso faz com que as laminas da mesma potencia joguem mais devagar e tendo em conseqüência menos inércia.

O mesmo acontece com o peep no composto, o nockpoint na corda ou silenciadores na cora, tudo são pesos que vão diminuir a velocidade da corda, e portanto exigir uma flecha mais mole.

 

Conclusão:

Em caso que você está incerto sobre qual dureza escolher, o melhor é errar em pegar uma flecha mais dura do que mole de mais. Se a flecha for mole demais, ela não irá oferecer suficiente resistência á pressão do arco quando for disparada podendo quebrar no ar e fazer com que as laminas do arco também se quebrem.

Para verificar se as flechas estão certas, você atira com 3 flechas empenadas e 2 sem penas á uma distancia de uns 10 a 15 metros, se as flechas estiverem certas todas elas estarão juntas no alvo. Se as flechas sem penas estiverem á direita elas estão duras demais, es estiverem a esquerda elas estão moles demais (isso para destro - canhoto o contrário).

 

Abaixo vai uma tabela para para arcos de madeira, com um silenciador na corda, com uma aljava presa nas laminas e punho do arco (aljava de caça), para flechas de 28,5 polegadas (tamanho), penas de 5 polegadas, e pontas de 125 grains (peso), usando corda de dracon. Os valores para as flechas de madeira são para flechas de cedro.

Caso esteja usando Fast flight, você tem que ajustar a potencia de acordo.

Atirar com flechas de aluminio de uma long bow usando corda dracon não é muito recomendável porque, devido a elasticidade da corda dracon, você tem que usar flechas muito moles para que elas voem direito, e isso implica em flechas de alumínio muito leve que não tem suficiente massa para ajudar absorver a potencia do arco e assim todo a potencia do arco acaba indo para a sua mão que segura o arco. 

Libragem
puxada de 28"

arco recurvo,

flecha de madeira

Recurvo
alumíno

Longbow
madeira

Longbow
alumínio

40

35/40 40/45

1813, 1816,1913

35/40

1716, 1813

45

40/45 45/50

1816, 1913,1916

40/45

1813, 1816

50

45/50 50/55

1913, 1916, 2013

45/50

1816, 1916

55

50/55 55/60

2013, 2016, 2018

50/55

1916, 2013

60

55/60 60/65

2016, 2018,2117

55/60

2013, 2016

65

60/65 65/70

2215,2117,2216

60/65

2016,2018

Você pode notar que no caso de um arco recurvo ter mais opções de flechas do que o long bow, isso devido a janela que temos no arco recurvo.

 

Dicas para construção de flechas de madeira:

 

O elemento mais importante numa flecha é o Spine, a dureza, muito mais importante do que o peso. Ideal é quando todas as flechas tem o mesmo peso e a mesa dureza, mas mais importante do que ter a mesma dureza é que tenham um spine o mais idêntico possível.

Cada madeira voa diferente, não é que se pode pegar flechas de madeiras diferentes e pensar que todas vão voar igualmente.

 

Em geral, com flechas de todos os tipos, quanto mais grossas mais duras. Mas no caso de madeira, temos mais uma variável, que é a consistência do tipo de madeira. Por exemplo, o carvalho é mais duro do que cedro. Portanto, para termos o mesmo spine a flecha de carvalho teria que ser mais fina do que uma flecha de cedro.


No desenho acima podemos ver duas flechas a de cima é de cavilha e a de baixo é de aveleira. A flecha de aveleira é mais fina por ser mais dura, ambas as flechas tem o mesmo spine.

 

No caso de flechas de madeira, se pode ter como regra, 5 libras de potencia para cada polegada. Isso significa de temos uma flecha com 28 polegadas e ela é ideal para o seu arco com 55-60 libras, se você aumentar o tamanho da flecha para 29 polegadas ela fica mole demais e você tem que usá-la num arco de 50-55 libras. Se você diminuir o tamanho da flecha em uma polegada você irá precisar um arco com 60-65 libras. 

 

No caso da ponta, se pode ter como regra para cada 25 grains se adiciona ou subtrai 5 libras. Isso quer dizer, se suas pontas tiverem 100 grains de peso, e você quiser aumentar o peso para 125 grains você tem que diminuir a potencia do arco em 5 libras. Se for diminuir o peso da ponta de 100 para 75 grains, tem que aumentar a potencia do arco em 5 libras.    

 

No caso do arco, se for um arco long bow sem janela é preferível ter uma flecha mais mole do que se for atirar com um arco com janela, a diferença é de aproximadamente 10 libras. Isso quer dizer, se na tabela está escrito que a flecha é certa para um arco de 60 libras com janela, se escolhe uma flecha na tabela para 50 libras caso o arco não tiver janela.