Aulas de Cântico Bizantino

com

Padre Francisco de Assis da Cruz Feitosa

Tel: 3336-4200

e-mail: fdcf@ig.com.br

 

 

 

O padre Francisco é padre Ortodoxo Ucraniano, e um velho e querido amigo meu. Quando foi convidado a participar do projeto TABA, e pedido a introduzir o arco no projeto, eu logo pensei no projeto de cântico bizantino e desenho de iconografia oferecido pelo padre Francisco.

 

 Ambas as atividades não se restrita a pessoas pertencentes á comunidade ortodoxa. A criança ou adolescente que aprende a cantar o cântico bizantino, será formada em canto, se tornando no futuro um profissional de altíssima qualidade. Fora de formar profissionais, a prática do canto eleva a alma e o espírito da pessoa. O som gera uma paz interna e tranqüilidade, aumenta a capacidade de se concentrar e harmoniza as energias do corpo (muito necessário para crianças em plena puberdade).

 

Tanto crianças como adultos violentos, ao praticar o canto encontra a paz interna, é que nem uma profunda meditação. e isso sem necessariamente se tornarem religiosos ou adeptos á uma determinada religião.  O canto ensina a quem o pratica a chara a sua própria religiosidade, a respeitar e amara a criação divina. É só isso.

 

Por isso, eu estou apresentando nesta minha página o projeto do padre Francisco, que é nordestino do Piauí, um dos primeiros habitantes de Brasília, quando Brasília ainda não existia e somente Taguatinga. Rodou a Europa e o oriente médio para voltar para Brasília para ajudar os esquecidos de Águas Lindas e outras cidades abandonados do entorno.

 

 

 

 

Projeto de cântico Bizantino:

 

Identificação do Projeto:

Aulas de cântico Bizantino como atividade extracurricular para crianças de todas as idades  com professores de música qualificados.

 

Nome do responsável:

 

Padre Francisco de Assis da Cruz Feitosa, da Igreja Ortodoxa Ucraniana, Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

 

Período de realização:

 

As aulas serão ministradas em forma de cursos semestral e/ou anual. Os alunos que integrarem o grupo irão mais adiante aprender a técnica de pintura Bizantina do séc I.

 

Alunos (as):

 

A idade dos alunos e alunas vai de 8 a adolescentes. Os alunos terão que comprovar boas notas e presença escolar para poder participar do curso. Por isso o curso é ministrado em conjunto com a diretoria das devidas escolas.

O grupo, depois de formado irá fazer apresentações em embaixadas e eventos ecumênicos.

 

 

Área necessária:

 

Uma sala de aula.

 

 

Material necessário disponível no local

 

Todo material necessário será fornecido pelo padre Francisco.

 

Horário:

 

Duas vezes por semana, com duração de duas horas cada vez.

 

 

 

O cântico bizantino:

 

 

O canto bizantino data o séc II da era cristã e teve sua origem no império Bizantino. Ele é o cântico dos ortodoxos Cristãos por quase dois mil anos.

 

Depois de ter aprendido a técnica tanto do cântico como da pintura, o aluno (a), amostrando talento e dom, poderá optar por uma carreira como cantor e/ou pintor sacro.

 

Portanto, o projeto não somente visa ensinar uma atividade como também formar futuros profissionais.