Make your own free website on Tripod.com

voltar

 

5º fase

 

Esta é a fase final. A este ponto as crianças deveriam estar bem confortáveis com a técnica de tiro, e ambidestras. esta é praticamente a fase em que vão atirar até 3 flechas e começam a aprender as técnicas certas de tiro.

Nesta fase a criança começa a entender melhor a lógica do tiro e vai aprender a botar a mão debaixo do queixo, segurar a corda com a flecha entre os dedos, e se preparar para a técnica de tiro com mira. É a fase em que ela vai decidir se vai querer continuar com o esporte ou não. Porque a fase de mira é uma fase de frustração inicial, pois não é assim tão fácil.

 

Nesta fase a criança já está atirando com os dos arcos, destro e canhoto, está atirando a 10 ou quem sabe a 20 metros, tem boa coordenação motora, está pronta para fazer o teste do olho e decidir com que arco vai atirar no futuro. É a fase de transição de conhecer para praticar, pode ser no colégio ou já na academia. Em regra somente 30% querem continuar, e destes somente a metade fica na academia depois que tentaram aprender a usar a mira.

 

É nesta fase em que cada aluno vai receber um arco próprio na academia, pois, aqui começa o treino individual, o uso da mira, e para tal cada um tem que ter um arco. depois da fase de aprendizagem com a mira o aluno (a) decide se vai querer continuar e terá que adquirir material próprio. Se o colégio possuir suficiente material para suprir um arco para cada aluno (10 alunos), maravilha, aí esta fase poderá ser feita no colégio mesmo. Mas em regra, na Itália, é nesta fase em que o aluno vi procurar uma academia competente para continuar o esporte, podendo até representar o colégio em campeonatos oficiais.

 

Para que isso funcione bem tem que existir um bom entendimento entre o colégio, o professor de educação física, a academia e o técnico. e assim todos saem ganhando.