voltar para técnicas de meditação voltar para Yoga e saúde voltar para Tai Chi Chuan

 

Meditação e Chi Kung

 

exercício de Chi Kung

 

 

A mentalização e a meditação são elementos importantíssimos em nossas vidas para garantir bem estar e paz interna.

As técnicas de mentalização são treinadas nas aulas de Bujitsu, treinado Tai Chi Chuan, Katas e seqüências; e nos treinos aos sábados, quando treinamos Qui Gong e praticamos exercícios de meditação, Yoga e mentalização.

A mentalização é o primeiro passo para a meditação. Ela também é a base para um bom treinamento, e por fim é essencial para nossa defesa pessoal.

Pois, é através da idéia projetada que nós somos capazes de realizar a nossa realidade. No treino de Bujitsu aprendemos a ir o nosso caminho, a agirmos em vez de reagirmos. Nós aprendemos a perder o medo do que o outro pessoa pensa de nós e assim evitamos que o outro(a) impõe o seu estilo de vida e suas idéias sobre nós.

Numa luta, ganha aquele que é capaz de impor o seu estilo no outro. Uma briga só começa quando o briguento consegue impor o seu ponto de vista num outro. Se você se deixar influenciar, você acaba brigando do jeito como o outro quer. Numa situação desta, nós temos que aprender a ir o nosso caminho, que pode ser não brigar e permanecer calmo, ou brigar, mas do nosso jeito.

A capacidade de se concentrar num pensamento nos possibilita criar a nossa própria realidade. É o primeiro passo para realizarmos o nosso mundo, e sermos nós em vez do que o que o outro(a) quer que sejamos.

A mesma mentalização que usamos para criar a nossa realidade nos possibilita curar e tratar pessoas doentes através da imposição da mão (o passe) e da transmissão de energia (Qi).

Através da meditação adquirimos uma maior sensibilidade pelo mundo, pelas pessoas e por nós mesmos(as). É esta sensibilidade que nos possibilita reconhecer o outro, seus problemas e intenções. No bujitsu, é a base da sobrevivência de um guerreiro.

Os instintos impedem que você pense direito. Os instintos são mecanismos de sobrevivência. Através da meditação sublimamos os instintos e cultivamos a intuição. A intuição nos deixa viver e apreciar o mundo que nos rodeia. É através da intuição que conseguimos falar durante a meditação com Deus (consciência cósmica).

Os exercícios para aumentar a nossa concentração e a nossa capacidade de meditação são inúmeros.